Legislativo quer adesão em programa de erradicação à pobreza

A adesão de Uruguaiana ao programa estadual “RS Mais Igual” será solicitada pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo. O requerimento de autoria do vereador José Clemente Corrêa foi aprovado na sessão ordinária de hoje, dia 12 de junho de 2012 e solicita o ingresso imediato neste programa de erradicação da pobreza.

Segundo o parlamentar, Uruguaiana foi o único município da região fronteira oeste que não firmou o convênio. O programa visa complementar a renda dos gaúchos que estão em situação de pobreza extrema, com renda per capita de até R$ 70,00. Em Uruguaiana, aproximadamente oito mil pessoas, já cadastradas no Bolsa Família, deixarão de receber o auxílio financeiro caso o Poder Executivo não integre o Programa, conforme dados apresentados pelo vereador.

Informações complementares

De acordo com o Censo/2010, dos cerca de 10 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul, 300 mil estão em estado de pobreza extrema. Os beneficiados no programa “RS Mais Igual” são cerca de 840 mil inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, destes aproximadamente 450 mil são beneficiados com o Bolsa Família.

O Programa buca reduzir os índices de vulnerabilidade econômica e social no Estado através de uma rede de políticas públicas, em parceria com projetos e ações do governo federal, das prefeituras e da sociedade civil.