Legislativo promoverá audiência pública quanto a “cancelas”

Em reunião representativa do Legislativo de Uruguaiana, realizada nesta quarta-feira (18) foram aprovados requerimentos de Parlamentares. Houve a aprovação para uma Audiência Pública visando debater a “melhoria na sinalização das passagens de nível” no nosso município, como a instalação de cancelas eletrônicas e outras normas de segurança”. Serão convidados para o evento, em data a ser confirmada, a direção da América Latina Logística (ALL), Secretaria Municipal de Trânsito (SETRAN), Ministério Público Federal, Promotoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais setores ligados ao assunto.

A justificvativa para a Audiência Pública é: “em esclarecimento à comunidade sobre a nossa segurança em relação as passagens de nível para que medidas urgentes sejam adotadas e equipamentos implantados com a finalidade de evitar acidentes”.

Na tarde de terça-feira (17) a Vereadora proponente foi recebida pelo Promotor Cláudio Ari Mello que ofereceu apoio no sentido da realização desta audiência, cumprimentando a Parlamentar pela importância da iniciativa e o interesse na busca de soluções dentro da sociedade organizada. Ari Mello lembrou que há cinco anos tramita na Justiça uma ação por parte da Associação das Vítimas de Acidentes de trem e Poluição Sonora, sem que houvesse até aqui, uma solução.

Também houve aprovação para o requerimento que “encaminha votos de pesar aos familiares de Luis Martins Bastos, falecido recentemente, ressaltando que o Poder Legislativo reconhece o valor e a importância da sua contribuição para Uruguaiana e ao Estado, quer seja como médico, quer seja pelo pioneirismo empreendido na criação e afirmação do Cavalo Crioulo como simbolo gáucho, além de incontáveis procedimentos como benemérito”. Por outro lado, houve ainda, a aprovação do requerimento assinado em conjunto ao Executivo, “solicitando providências através do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro relacionado a segurança dos nossos munícipes que utilizam para banho as águas do Rio Uruguai”, justificando que “urge uma maior fiscalização, principalmente no que tange a demarcação de áreas para banhistas, através de sinalizadores, o que evitaria o uso de lugares perigosos. Também salva-vidas seriam importantes nos locais. Os riscos e principalmente os acidentes fatais nos levam ao encaminhamento do presente documento, com o pedido de urgência das providências”.

21 de março de 2006