Legislativo prestigia Semana de Prevenção ao Câncer de Mama

A Câmara Municipal de Uruguaiana ouviu, nesta quinta-feira (16/07/09), profissionais que atuam na área de prevenção e combate ao câncer de mama. A tribuna livre do parlamento local foi concedida à presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama, Jussara Osório, à médica Rita de Cássia Evald, à enfermeira Adriana Tamayo e à ex-enferma Malena Lopes. As quatro foram convidadas pela Mesa Diretora da Casa Legislativa para relatarem experiências e o trabalho de prevenção ao câncer de mama que é realizado no município.

A presidente da Liga Feminina destacou que a prevenção da doença, o auto-exame mensal e o diagnóstico e tratamento precoces são ações fundamentais para vencer o câncer de mama. “Prevenção é a palavra de ordem nesta luta”, disse. A doença não atinge uma faixa etária específica da população feminina. Além de fatores genéticos, há também fatores ambientais como sedentarismo e tabagismo que podem provocar o surgimento do câncer. Os casos de pacientes incluem mulheres com idade acima de 30 anos.

Para a médica Rita Evald, mulheres jovens também estão sendo atingidas pelo câncer de mama. A médica salientou que o auto-exame é fundamental para prevenir a doença. “Em cerca de 85% dos casos são as próprias mulheres que descobrem, no auto-exame, a existênca de pequenos nódulos nas mamas”, comentou. O diagnóstico precoce e a não desistência do tratamento levam à cura do câncer.

Os vereadores ouviram o relato de duas mulheres que passaram pela doença e pelo tratamento com êxito. A enfermeira Adriana Tamayo e Malena Lopes relataram como combateram o câncer de mama. Para a enfermeira Adriana, o apoio de familiares e amigos é imprescindível. Ela também mencionou que o município de Uruguaiana conta com profissionais qualificados e que para tratar a doença não é necessário buscar atendimento nos grandes centros do Estado.

A Semana de Prevenção ao Câncer de Mama integra o calendário oficial do município desde a aprovação de uma lei municipal de autoria da ex-vereadora Alfonsina Guedes de Moura. A presidente da Liga Feminina, Jussara Osório, anunciou que em setembro será realizada, em Uruguaiana, a “Caminhada das Vitoriosas”. O evento reunirá mulheres que venceram o câncer de mama e seus familiares.