Legislativo presente em evento sobre assédio moral e sexual no trabalho

O I Seminário Municipal de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no ambiente de trabalho foi realizado no dia 17 de maio de 2023, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. A Câmara Municipal de Uruguaiana esteve no evento representada pelas vereadoras Zulma Ancinello (Republicanos) e Marcia Fumagalli (PSB), Escola do Legislativo e servidores da Casa.

Na abertura foram apresentados os conceitos do assédio moral e assédio sexual, sendo as duas formas de comportamento inadequado que envolvem ações, palavras ou gestos ofensivos, humilhantes, constrangedores ou abusivos, direcionados a um ou mais indivíduos no local de trabalho.

O assédio sexual é definido por lei como ato de “constranger alguém, com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função. Trata-se, em outras palavras, de um comportamento de teor sexual merecedor de reprovação, considerado desagradável, ofensivo e impertinente.

O assédio moral refere-se a comportamentos persistentes e repetitivos que têm como objetivo diminuir, humilhar, ameaçar ou intimidar uma pessoa no ambiente de trabalho. Pode incluir insultos, difamação, ridicularização, críticas excessivas, exclusão social, atribuição de tarefas humilhantes, entre outras formas de comportamento negativo e prejudicial. O assédio moral pode ter consequências graves para a saúde mental e emocional da vítima, afetando seu desempenho profissional e qualidade de vida.

O QUE FAZER EM CASO DO ASSÉDIO?

1. Rompa o silêncio;

2. Não se intimide e procure ajude;

3. Denuncie.

Informações da Comissão Especial de Enfrentamento ao Assédio Sexual.