Legislativo pede esclarecimento sobre a proibição da pesca

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará ao secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, a cópia de pesquisa, realizada sobre a diminuição de algumas espécies de peixes nos rios, que serviu de subsídio para proibir a pesca do dourado e do surubim na região. O vereador, autor do requerimento, Gilberto Risso, pretende obter informações que justifiquem esta ação e afirmou que a pesquisa levou em consideração dados sobre a região dos Sinos.

Diante disto, os vereadores demonstraram preocupação com os problemas de subsistência que os pescadores enfrentam devido à legislação vigente e assim sugeriram que a normativa fosse especificada para a atividade na região. Também foram citados os problemas ambientais que a liberação de pesca desses tipos de peixes podem causar, já que estes correm o risco de entrar em extinção, como supostamente constatado pela pesquisa que está sendo solicitada pelo Poder Legislativo.

26 de março de 2012