Legislativo participa de conscientização sobre Lúpus
A Câmara Municipal de Uruguaiana apoiou a realização e esteve representada no evento de palestras sobre o Lúpus na noite desta quinta-feira, dia 10 de maio de 2018. Estiveram presentes o presidente do Legislativo, vereador Irani Fernandes (P), vereadores Zulma Ancinello (PRB), Rafael Alves (PMDB), Carlos Delgado (P) e Suzana Alves (PRB). Na ocasião foi ministrada palestra sobre gravidez e tratamento da doença autoimune.
O que é Lúpus?
Lúpus é uma doença do sistema imunológico. Acontece quando o sistema imunológico ataca as estruturas das células do próprio organismo. Não há uma causa que explique podendo ocorrer em qualquer idade e tendo como maior incidência em mulheres entre 20 e 40 anos.
Com base nos dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia as mulheres são 9 vezes mais acometidas do que os homens.
Para reconhecer a presença do Lúpus são realizados vários exames laboratoriais pois não há um exame específico para o seu diagnóstico.
O Lúpus tem períodos de “remissão”, no entanto, durante este período é necessário acompanhamento médico e laboratorial para controle.
O Lúpus não é contagioso pode-se abraçar, beijar e ter qualquer tipo de contato físico com lúpico. O Lúpus não é hereditário e mulheres podem engravidar desde que com planejamento, autorização médica e controle mensal.
Sintomas do Lúpus
Os sintomas também divergem dependendo da parte do organismo afetada pelo lúpus.
Mais comum são:
-
Manchas na pele (geralmente na região do rosto, pescoço, colo e braços);
-
Febre;
-
Perda de peso;
-
Falta de apetite;
-
Coceiras;
-
Desânimo;
-
Fraqueza;
-
Queda de cabelo
-
Dor nas articulações;
-
Inflamação nos rins;
-
Inflamação da pleura e pericárdio (membrana que reveste o pulmão e o coração);
-
Feridas na boca;
-
Dores de cabeça;
-
Dificuldade para respirar;
-
Fotossensibilidade;
-
Má circulação nas mãos e nos pés.