Legislativo manifesta apoio à modernização da Carreira dos Militares Estaduais

Moção de apoio ao Plano de Modernização da Carreira dos Militares do Estado do Rio Grande do Sul apresentado pelas entidades de classe representativas dos policiais e bombeiros militares ao Governo será encaminhada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

A manifestação da autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT), aprovada em plenário dia 30 de março de 2021, será direcionada ao governador; vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública; presidente da Assembleia Legislativa; presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia; presidente Estadual da ABAMF e presidente da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM).

Através de parceria com o Secretário Municipal de Segurança e Trânsito e Presidente da ABAMF, José Clemente Corrêa, o parlamentar expõe que o Plano está em sintonia com a valorização da carreira dos militares estaduais. “O Plano garantirá a valorização e reconhecimento destes profissionais, favorecerá a melhoria da prestação do serviço público à população gaúcha e economia aos cofres públicos estaduais”, salienta Marcelo.

De acordo com o exposto, a proposta romperá com a espera de vinte anos sem avanço na carreira dos militares estaduais de nível médio, que não contam com o ingresso por nível superior, situação que vai à contramão da isonomia com outras instituições da segurança pública. Com a modernização da carreira dos militares estaduais haverá benefícios ao Estado que terá um aumento estimado em sua arrecadação previdenciária de mais de vinte milhões de reais por ano, o que, com a manutenção das 5.240 vagas de 3º Sgt, elevará esta estimativa de arrecadação em mais de quarenta milhões de reais anuais.