Legislativo envia protesto ao Governo Federal sobre tratamento com RS

Moção de Protesto quanto a forma de tratamento do Governo Federal com o Rio Grande do Sul será enviado pela Câmara Municipal. O documento de autoria do vereador Gilberto Risso (PMDB) será encaminhado aos senadores e aos deputados federais da bancada gaúcha no Congresso. O parlamentar faz referência a dificuldade de negociação entre os governos Federal e Estadual quanto ao endividamento financeiro do Estado.

“É o momento de maior crise da história do Rio Grande do Sul. Sentimos, como vereadores, a indignação do povo e através desse manifesto demonstramos o desacordo com a maneira como somos tratados pelo Governo Federal”, frisou Risso. Dívidas de outras nações são perdoadas, enquanto governos estaduais e municipais sofrem pelas constantes dificuldades no repasse de verbas, o que compromete Poderes Legislativos e Executivos, esclareceu o vereador ao apontar débitos de milhões de dólares de países como Bolívia, Cabo Verde e Moçambique com o Brasil.

Durante a discussão em plenário, o vereador citou ainda a exorbitância de juros do sistema bancários inviabilizando operações financeiras que fortaleceriam investimentos na iniciativa privada, o excesso de impostos de produtos, algumas vezes causando demissões e até pedidos de falências para produtores rurais, industriais e comerciantes, também os aumentos da gasolina, taxas de energia elétrica, da retirada de incentivos aos estudantes.

19 de agosto de 2015