Legislativo articula com Executivo e Judiciário alternativas para Santa Casa

A presidente do Poder Legislativo, vereadora Jussara Osório, promoveu o encontro de Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para debater a situação financeira do Hospital Santa Casa de Caridade, motivada pela direção da instituição que busca apoio para a solução do problema.

Em reunião no gabinete da presidência do Parlamento durante a manhã desta quarta-feira, dia 3 de junho de 2015, provedoria do Hospital, direção e classe apresentaram a preocupação quanto aos problemas financeiros da instituição. Estiveram na pauta seus efeitos como a suspensão de procedimentos, o corte no pagamento de servidores e de fornecedores de medicamentos.

Na oportunidade, o assunto foi levado ao debate na prefeitura em razão da dívida do município com a entidade. Estiveram presentes os representantes do Hospital, Prefeito, Luiz Augusto Schneider, presidente da Câmara, vereadora Jussara Osório, vereadores Rafael Alves, Ronnie Mello, Carlos Eduardo Espíndola Alves, Egídio de Carvalho, Josefina Soares e Irani Fernandes. “O momento proporcionou esclarecimentos, diálogo e a ciência dos encaminhamentos necessários para amenizar o problema”, conforme a vereadora Jussara.

O assunto também foi debatido em reunião com as juízas do trabalho Fabiana Gallon e Laura Antunes de Souza no turno da tarde, onde foi tratado o projeto em tramitação nas Comissões Técnicas da Casa Legislativa que versa sobre o pagamento de débitos ou obrigações do município de Uruguaiana decorrentes de decisões judiciais considerados de pequeno valor.

Nesse contexto, o hospital solicita a priorização da saúde pelo Poder Executivo e a Câmara dará continuidade às discussões, buscando a articulação junto aos envolvidos para viabilizar alternativas em prol da continuidade dos serviços do Hospital para a comunidade, intervindo com representações do Poder Executivo Municipal e Estadual.