Legislativo aprova requerimento à reitoria da PUCRS para manutenção da atual estrutura

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, realizada nessa quinta-feira (10) na sala da Presidência, foi unânime a aprovação de um requerimento a ser encaminhado à reitoria da PUCRS no sentido de manter as Faculdades que a instituição possui no Campus de Uruguaiana, na sua estrutura atual, igual à das Faculdades de Porto Alegre, traduzindo a mesma preocupação do Fórum Permanente para o Desenvolvimento de Uruguaiana e OAB/RS – subsecção local.

Segundo o documento, “justifica-se tal preocupação na medida em que há a informação de que a direção da PUCRS tem a intenção de retroceder, mudando a classificação das atuais Faculdades para simples cursos superiores, sem a autonomia que detém, e sem a preservação da identididade com os interesses de Uruguaiana. Passaríamos a ter, em nossa cidade, cursos-satélites, totalmente dependentes das decisões da direção da instituição em Porto Alegre”. Todas as bancadas registraram apoio à emissão do documento.

Foram aprovados ainda, para trâmite em regime de urgência na Casa, os Projetos de Lei de origem do Executivo, relativos a estruturação e funcionamento do Conselho e do Fundo Municipal de Saúde e o que busca a revogação da Lei Municipal nº 1.345/76, de 2 de setembro de 1976 que autoriza a doação de um terreno à Escola de Arte de Uruguaiana (devido a inobservância das condições estabelecidas no ato de doação).

Por outro lado, houve também, a aprovação do Projeto de Lei de nº 099/2005 para a “Suplementação de Verbas” no Orçamento vigente, no montante de R$ 1.480.500,00 destinado à despesas das diversas Secretarias.

A próxima sessão ordinária do Legislativo acontece no dia 17 de novembro (quinta-feira) a partir das 9h, no Salão Nobre da Prefeitura.

11 de novembro de 2005