Legislativo aprova novos nomes de logradouros públicos

A Câmara Municipal aprovou três projetos de lei relacionados à nomenclatura de locais públicos em Uruguaiana no dia 8 de agosto de 2024.

Denominar próprios municipais, vias e logradouros públicos é de competência privativa da Câmara Municipal, de acordo com o Art. 66, inciso XV da Lei Orgânica Municipal.

Rua levará o nome de “Luiz Alberto Borges do Canto”

A Rua F do Conjunto Habitacional Dr. Olavo Rodrigues será denominada “Luiz Alberto Borges do Canto”.

Luiz Alberto Borges do Canto, conhecido popularmente como “Cuíca”, foi servidor público municipal por mais de 30 anos no cargo de fiscal. Foi referência na liderança do Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (SIMUR). Ele lutou pelos direitos dos servidores por mais de 15 anos e foi responsável pela construção da sede própria do sindicato.

Entre as características do homenageado foram destacadas sua dedicação, conduta ilibada, senso de coletividade e empatia.

CACAU será denominado “Professora Herondina Maria do Rosario Soares Doval (Tita)”

O Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana levará o nome de “Professora Herondina Maria do Rosario Soares Doval (Tita)”.

A profissional de educação atuou em estabelecimentos de ensino de Uruguaiana e outras cidades do Rio Grande do Sul, aposentado-se com reconhecimento merecido por seu trabalho e dedicação. Foi professora no distrito do Plano Alto, Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Londero, e na Escola de Educação Infantil Domingos José de Almeida.

Em sua trajetória profissional testemunhou grandes mudanças na Educação Nacional e do Rio Grande do Sul, vivenciando a implementação do primeiro Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul.

Beco da Coca-cola” será chamado de “Ciro Fernandes Lima”

Conhecido como “Beco da Coca-Cola” ou “Brete do Machado”, a alameda localizada entre os núcleos K2 e K3 receberá o nome oficial de “Ciro Fernandes Lima”. O projeto de lei acompanha abaixo-assinado dos moradores em apoio à homenagem.

Ciro foi empresário dedicado ao ramo da agricultura e pecuária. O morador da localidade era reconhecido pelos seus lindeiros como pessoa idônea e com zelo em ajudar amigos, familiares e pessoas carentes, notadamente de boa índole.