Legislativo aprova denominações para bens públicos

A Lei Orgânica Municipal (Resolução nº 09/90) estabelece que é de competência privativa da Câmara Municipal de Uruguaiana, entre outras atribuições, a denominação de próprios municipais, vias e logradouros públicos, conforme disposto no Art. 66, inciso XV.

“Bentevi”

Na reunião do dia 11 de julho de 2024, foi aprovado o projeto de lei n.º 42/24 que denomina João Mello da Cunha a rua A, do Conjunto Habitacional Dr. Olavo Rodrigues.

Conhecido como Bentevi, o homenageado foi jogador de futebol de grande destaque no “filhotes do Ferro Carril”, Esporte Clube Universal, Ferro Carril, e em 1951 iniciou a carreira no Grêmio Futebol Portoalegrense, onde permaneceu por um ano e revezava com o serviço militar obrigatório.

Profissionalmente, Bentevi se aposentou do futebol aos 37 anos e seguiu nos gramados do futebol amador e veterano junto ao Elite Futebol Clube. Após deixar o futebol, trabalhou na Destilaria de Petróleo, Gráfica Universitária e Hotel Wamosy.

“Miguel Augusto Santúrio Ramos”

O Palco do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa será denominado “Miguel Augusto Santúrio Ramos”, após aprovação do PL n.º 44/24. O uruguaianense teve destaque na área artística, tendo participado de diversos filmes e peças teatrais, levando o nome de Uruguaiana a níveis estadual, nacional e internacional.

Ao longo da carreira conquistou diversos prêmios como o troféu Kikito de melhor ator no Festival de Gramado, com o filme A Invasão do Alegrete e o prêmio Açorianos de Teatro por Informação para uma Academia, adaptação do texto de Franz Kafka, entre outros trabalhos de grande repercussão. Participou, em 2003, da minissérie global A Casa das Sete Mulheres; e dos filmes O Tempo e o Vento. Também foi vereador em Uruguaiana e o primeiro secretário municipal de Cultura.

“Luis Mauro Gomes”

A rua 1 (um) do Bairro Cohab II Emílio Brandi levará o nome de Luis Mauro Gomes, através do PL n.º 43/24 aprovado dia 9 de julho de 2024. A rua tem seu início na rua “R. Vicente Fitipaldi” e seu término na rua “R. Fernando Tramunt”.

Luis Mauro Gomes foi referência na área da contabilidade e prestava muitos serviços voluntários. Além disso, como um entusiasta do esporte e gremista fanático, ele deixou sua marca no cenário esportivo local, contribuindo de maneira notável para os times e torcidas da Uruguaianense (futsal) e da Sercontec (jogos comerciários).

Também prestou serviço voluntário junto ao Lions Clube de Uruguaiana. Morador do Núcleo Habitacional Dr. Emílio Brandi (Cohab II) desde a entrega das casas, no final da década de 70, Luis Mauro Gomes foi fundador e primeiro presidente da associação de moradores do bairro.