Legislativo anuncia êxito no pleito por facilidades para fronteiriços

A listagem com cerca de três mil nomes de brasileiros que podem retirar suas Tarjetas de Transito Vecinal está disponível na recepção da Câmara Municipal de Uruguaiana. Após a consulta, os portadores dos documentos de encaminhamento podem retirar os cartões no Consulado Argentino, das 9h30min às 14h30min. Nesta terça-feira, dia 12 de maio de 2015, a presidente Jussara Osório, a presidente do Conselho Deliberante de Libres, Suzana Espinoza, presidente da Associação de Comércio e Indústria de Libres, Elizabeth Raggio e Consul Argentino, Alejandro Massucco, apresentaram os avanços conquistados a partir da articulação das autoridades locais com o Ministério de Relações Exteriores da Argentina.

Além das medidas citadas, foi ampliado o horário de funcionamento na Aduana para solicitação de novas Tarjetas, passando a ser das 8h às 16h. Aqueles que têm o documento de encaminhamento da Tarjeta com data anterior à 31 de dezembro de 2014, passam a ter, novamente, a entrada liberada na cidade vizinha apenas com o comprovante da requisição da carteira. “Conseguimos resultados em tempo recorde, sendo que o assunto era tratado há mais de um ano e em dois dias de trabalho intensivo entre Câmara, consulado e Conselho de Libres tivemos êxito com as autoridades federais na capital da Argentina”, afirmou a presidente.

“A Casa Legislativa trabalha com todo e qualquer assunto que diga respeito ao bem comum do cidadão uruguaianense”, considerou a presidente Jussara sobre o envolvimento e o comprometimento dos parlamentares com a situação burocrática que prejudicou a integração fronteiriça e a economia local.

O assunto será apresentado à Comissão de Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa para as próximas ações. Serão encaminhadas melhorias na operacionalidade da emissão de carteiras e o cumprimento de acordo internacional que está em execução no país vizinho, entretanto não há efetiva participação do Brasil.