Legislativo acompanha anúncio de projeto de eficiência energética

No dia 24 de fevereiro de 2021, a empresa concessionaria de energia elétrica, RGESul, apresentou projeto e investimento em Uruguaiana de mais de 1 milhãos de reais com distribuição de trocadores de calor e aquecedores solares. O Poder Legislativo esteve representado pelo presidente, vereador Carlos Delgado, na reunião com o vice-prefeito de Uruguaiana, José Fernando Tarragó, o secretário de meio ambiente, Maykol Garcia Goulart, a secretária de desenvolvimento, Soraya Salomão, a secretária de saúde, Thaís Aramburu, os analistas de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, Letícia Dotta Rech e Eder Hoffmann, o consultor de negócios da RGE na região, Thiago Oliveira Paz, e o coordenador de campo da RGE, Rogério Volcan.

De acordo com a empresa, 650 residências da cidade receberão a instalação de aquecedores solares e trocadores de calor. As ações beneficiam famílias enquadradas na tarifa social ou que morem em áreas consideradas de vulnerabilidade social pelo poder público. O investimento total é de R$ 1,4 milhão. No total, serão 500 residências beneficiadas pelos trocadores de calor, e outras 150 pelos aquecedores solares. Não existe cadastro prévio para recebimento dos equipamentos. Os consumidores beneficiados são selecionados pela RGE e visitados para ver se atendem as necessidades técnicas de instalação.

A instalação dos aquecedores solares auxilia na diminuição do impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia. Em média, 35% do valor pago pelos clientes se deve ao consumo do chuveiro elétrico. Esses equipamentos utilizam o calor do sol para esquentar um fluído que passa pelas placas solares. Cabe ao fluído absorver calor e, circulando dentro do reservatório de água sem se misturar a ela, ajudar no aquecimento da água para o banho. Esta água aquecida será, então, direcionada para o chuveiro da residência. Durante o banho, haverá uma redução no consumo de energia elétrica em função deste pré-aquecimento da água.

Na mesma linha, os trocadores de calor, conhecidos como chuveiros inteligentes, também buscam diminuir o impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia. Estes equipamentos permitem uma economia de até 50% no gasto com energia, principalmente no horário de ponta, onde o chuveiro é mais utilizado. O chuveiro inteligente também propicia uma economia, em média, de 15 mil litros de água por ano. A nova instalação substitui o chuveiro comum por um sistema inteligente de aquecimento de água, transformando-o em um equipamento mais eficiente. No momento do banho, a água da caixa ou da rede, por meio de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor, aproveitando o calor já gerado pela água do banho, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. O sistema também possui uma resistência blindada e sua plataforma é feita de aço inox, o que aumenta a sua vida útil.