Legislativo acompanha agenda de Ministro da Aviação em Uruguaiana

O Poder Legislativo de Uruguaiana integrou a Comitiva que recebeu o Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil do Brasil, Eliseu Padilha, nesta quinta-feira, dia 9 de julho de 2015. A presidente, vereadora Jussara Osório e vereadores Egídio Carvalho, Irani Fernandes, Marcelo Lemos, Rafael Alves e Ronnie Mello acompanharam a autoridade na vistoria do Aeroporto Internacional Rubem Berta e no evento promovido para demonstrar ao Ministro o interesse e a necessidade da retomada de voos comerciais para a comunidade.

Na ocasião, a presidente registrou o encontro realizado no início deste ano com o Ministro em Porto Alegre por proposição da Câmara, com a presença da Procuradoria e Ordem dos Advogados do Brasil – Uruguaiana, como ação motivadora para a visita de Padilha no município. Cerca de 90 entidades estiveram representadas no evento ocorrido no Sest/Senat com a coordenação da Comissão Especial da Aviação Civil Regional da Assembleia Legislativa, presidida pelo Deputado Frederico Antunes.

O Ministro explanou sobre o Plano Nacional de Aviação que destina R$ 7,4 bilhões para investimentos em aeroporto de todo o Brasil. Sobre a situação do aeroporto Rubem Berta, Padilha garantiu que o estudo preliminar com projeto de ampliação está autorizado e afirmou que o funcionamento imediato dos voos no município não depende dessas futuras obras. “Estes voos regulares são necessários e Uruguaiana tem o apoio do Governo Federal”, completou.

Durante as manifestações, foi destacada a importância da mobilização realizada no município para viabilizar e providenciar agilidade na retomada dos voos comerciais. Também a ligação com o desenvolvimento regional a medida que traz benefícios para o comércio, os munícipes, as instituições de ensino e a logística necessária para integração do Mercosul. “É o caminho para o progresso de toda nossa região, desde que, os preços do transporte aéreo sejam condizentes com a nossa realidade e acessível a boa parte das pessoas”, manifestou o vereador Ronnie Mello sobre o assunto.

Vereadores presentes falam sobre o evento

Ministro e autoridades da região

“Vemos com entusiasmo a evolução deste tema. Demanda sempre trabalhada pela Casa Legislativa e que nesta ocasião já podemos observar resultados. Sempre acreditei nessa realidade, desde que fui recebida no gabinete do Ministro em Porto Alegre, no início de 2015.”
Presidente, vereadora Jussara Osório (PSDB)

Vereadores assistiram explanação do Ministro

“Embora as experiências passadas com outras empresas de aviação comercial e de carga não tenham sido duradouras, somos otimistas. As atuais condições tornam o investimento plenamente viável, em razão do aumento da demanda, do essencial apoio do Governo Federal e do planejamento, antes ausente na manutenção dos voos regulares”.

Vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Egídio Carvalho (PSDB)

“Espero que desta vez Uruguaiana concretize esse sonho. Nessa oportunidade com o Ministro Eliseu Padilha percebemos seu empenho em nos ajudar. Precisamos iniciar os voos para fidelizar os passageiros e mantermos o serviço”.
2º Secretário da Mesa Diretora, vereador Rafael Alves (SDD)

“Senti falta no evento da participação da empresa interessada na comercialização dos voos de Uruguaiana à capital gaúcha. Entretanto, é preciso destacar a importância da presença do Ministro responsável pelo assunto em Uruguaiana e valorizar o trabalho que é realizado pela Assembleia Legislativa por esta causa regional”.
Vereador Marcelo Lemos (PDT)

“É, no mínimo, recompensador, ver uma luta iniciada há muitos anos, se encaminhando para uma solução. A ansiedade para ver nosso aeroporto em pleno funcionamento, ainda é grande, mas hoje, através do empenho da Assembleia Legislativa com a Comissão de Aviação presidida pelo Dep. Frederico Antunes, e, principalmente, do Ministro Padilha, percebo que estamos no rumo certo e em curto espaço de tempo teremos uma solução para essa questão”.
Vereador Ronnie Mello (PP)

“O contexto que se apresenta para a reabertura do aeroporto para voos comerciais é propício. Percebemos que é o momento certo, onde forças vivas da região e governos Federal e Estadual acenam em colaborar com este interesse”
Vereador Irani Fernandes (PP)