Lançada a pedra fundamental do Ninho da Calhandra

O prefeito de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice, e o presidente da Associação Amigos da Califórnia da Canção Nativa, Mauro Dante Aimone Lopes, realizaram, nesta segunda-feira, o lançamento da pedra fundamental da nova sede da Califórnia da Canção Nativa. O festival mais antigo do Rio Grande do Sul ganhou um terreno de 10 hectares, localizado próximo ao Parque da Associação Rural de Uruguaiana, às margens da BR-472, onde será construída toda a infraestrutura que permitirá a realização, a céu aberto, das futuras edições do festival. O Ninho da Calhandra – como oficialmente passa a ser chamado o local – receberá melhorias para receber até 10 mil pessoas por noite de festival.
O presidente da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, Júlio Machado da Silva, agradeceu a doação do terreno e comemorou a atitude do governo municipal. Para Júlio Machado da Silva, o festival ganhará um novo impulso a partir da construção do Ninho da Calhandra. O rumo do festival deverá ser a internacionalização. Segundo o presidente do festival, a 35ª edição já será realizada no terreno doado, em dezembro próximo.
O prefeito Felice destacou que o ato do município de doar o terreno à Califórnia é um gesto de incentivo à cultura no município e de reconhecimento ao festival que eleva o nome da cidade. O prefeito agradeceu à Câmara de Vereadores de Uruguaiana por aprovar os atos de aquisição e doação do terreno.
– Este ato do município é pequeno diante do que representa a Califórnia para a cultura do Rio Grande do Sul. Porém, é um ato que está sendo feito tardiamente. Somente agora, passados 35 anos de existência, a Califórnia da Canção Nativa passa a ter sua própria casa – disse o prefeito.
O compositor Pirisca Greco, ganhador do troféu Calhandra de Ouro por duas vezes, agradeceu o gesto do município em nome dos músicos gaúchos e disse que os compositores, intérpretes e instrumentistas estão afiando os versos e as melodias para disputar mais uma edição do festival.
A cerimônia de entrega da posse do terreno e de lançamento da pedra fundamental do Ninho da Calhandra contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, Rogério de Moraes, e do general de Brigada, José Alberto Leal, comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

2 de outubro de 2006