Laboratório de hepatites virais e Cammi já atendem 37 pacientes do município

Trinta e sete pacientes, todos portadores do vírus da hepatite C, já estão sendo atendidos pelo Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (CAMMI), da Secretaria Municipal de Saúde. A informação foi prestada aos vereadores pela enfermeira-chefe do departamento DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Tamay. A enfermeira prestou, nesta terça-feira (11/05), esclarecimentos sobre o funcionamento do CAMMI e do Ambulatório de Hepatites Virais. A expectativa é de que com a realização de maior número de exames o número de pacientes possa triplicar no município.

Além do acompanhamento dos pacientes, os dois serviços oferecem à população a possibilidade de realização de testes gratuitos e rápidos para detectar a presença do vírus das hepatites C e B. “As pessoas costumam realizar o teste somente depois do surgimento de algum sintoma da doença. Entretanto, com o serviço do laboratório as pessoas não precisam aguardar pela manifestação da doença. É possível realizar o teste da hepatite sem sintomas. Basta procurar o serviço e o teste será realizado”, explicou.

Os serviços do laboratório e do CAMMI foram inaugurados, em 30 de abril passado, pelo prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB) e pela governadora do Estado, Yeda Crusius (PSDB). Segundo a enfermeira, os 37 pacientes recebem tratamento com medicação e são acompanhados, semanalmente, por uma equipe qualificada. Segundo Tamay, entre os benefícios do serviço está o melhor aproveitamento da medicação, devido ao compartilhamento das ampolas. Cada ampola tem um custo de R$ 1,2 mil para o governo do Estado.

Tamay explicou que o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é transformar o Laboratório de Hepatites Virais em polo regional de atendimento. Um equipamento de R$ 200 mil deverá ser adquirido para o laboratório, viabilizando a realização de exames complexos que auxiliam a avaliar de forma quantitativa e qualitativa a carga viral dos pacientes e a evolução dos tratamentos. “Atualmente, esses exames complexos precisam ser realizados em outra cidade. Nosso objetivo é oferecer todo o exame em Uruguaiana”, comentou.

O vereador Rafael Alves (PSDB), autor do convite à enfermeira para falar sobre o assunto na tribuna do legislativo, louvou a parceria entre os governos municipal e estadual que permitiu a instalação, na Secretaria de Saúde de Uruguaiana, do sétimo centro de aplicação e monitorização de medicamentos injetáveis do Estado. O vereador José Clemente da Silva Corrêa (PT) fez perguntas sobre o fornecimento de medicamentos aos pacientes e sobre os critérios para a contratação dos profissionais de saúde que trabalham nos dois serviços.

10 de maio de 2010