Jussara Osório realiza tratativas para implantação do Banco de Alimentos em Uruguaiana

A implantação de um Banco de Alimentos, no município de Uruguaiana, está sendo gestionada pela vereadora Jussara Osório (PP). Com o apoio do presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Frederico Antunes (PP), a vereadora solicitou uma reunião com o presidente do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, Paulo Renê Bernhard, para tratar da implantação de um núcleo na maior cidade da Fronteira Oeste.
Segundo a vereadora, o desperdício de alimentos no Brasil representa uma perda estimada em 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Em valores, o desperdício alcançaria R$ 10 bilhões por ano. No Estado, a proposta de criação dos bancos de alimentos, administrados por grupos empresariais, partiu de um projeto de lei do deputado Frederico Antunes, em 2001. Os bancos aproveitam os excedentes da indústria, da agricultura e do comércio, destinando os alimentos às entidades assistenciais cadastradas.
– Por que perder alimentos excedentes, se podemos destiná-los às entidades de assistência, proporcionando o seu reaproveitamento ? – questiona a vereadora.
Jussara Osório acredita que o aproveitamento dos excedentes é uma forma de ajudar no combate à fome. Em Uruguaiana, a implantação de um Banco de Alimentos seria coordenada por um grupo gestor, o qual gerenciaria os desperdícios a partir de uma central de arrecadação, recepção e distribuição de doações de alimentos para as entidades cadastradas.

8 de maio de 2007