Jussara Osório propõe projeto de lei que proíbe uso de animais em circos

A Câmara Municipal de Uruguaiana começou a apreciar, nesta quinta-feira (11/11/08), o projeto de lei de autoria da vereadora Jussara Osório (PP) que prevê a proibição da participação de animais em espetáculos circenses no município. O projeto tramitará em regime de urgência urgentíssima e deverá entrar em votação em até 15 dias. Segundo a autora do projeto, a proposta legislativa se integra a um contexto mundial de apelo à proteção dos animais e de repúdio aos maus-tratos.

Um projeto semelhante, também de autoria da vereadora Jussara Osório, havia sido rejeitado em maio de 2007. Na ocasião, a Câmara Municipal de Uruguaiana rejeitou a proposta, acolhendo o parecer do vereador José Fernando Tarragô (PSDB). Segundo o vereador Tarragô, a proibição inibiria, por analogia, vários outros espetáculos não circenses, mas que também fazem uso de animais, como rodeios, apresentação de mágicos e festas campeiras. Tarragó manifestou que a aprovação do projeto inibiria, no município, até mesmo a apresentação de mágicos amadores que utilizam coelhos e pombas em suas apresentações.

O novo projeto de lei será analisado pelas comissões técnicas da Câmara Municipal, antes de seguir para votação em plenário. A vereadora Jussara Osório espera contar com o apoio dos vereadores. “Espero deixar esse legado de sensibilidade para a comunidade”, declarou.