Jussara Osório entrega documento com sugestões para a Brigada Militar

A vereadora Jussara Osório (PP) entregou, na manhã desta quinta-feira, ao comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF), major PM Paulo Sperb, um documento contendo sugestões para Brigada Militar aperfeiçoar e ampliar a segurança pública nos bairros da Uruguaiana. O documento propõe algumas ações que, segundo a vereadora, proporcionariam maior segurança nos bairros sem que houvesse a necessidade de reativar os antigos postos da Brigada Militar.
Entre as ações sugeridas, a vereadora propõe que os policiais da Brigada Militar atuem em sintonia com os moradores e com as organizações das associações de bairros, amparados por um planejamento que leve em conta a posição geográfica e o número de habitantes das áreas urbanas. A vereadora sugere ainda que, para cada bairro, a Brigada Militar estabeleça efetivos com número de policiais e viaturas adequados para o policiamento da comunidade.
Segundo o comandante Paulo Sperb, as propostas apresentadas pela vereadora vem de encontro ao projeto piloto de policiamento comunitário que a Brigada Militar pretende implantar em Uruguaiana. Por enquanto, o projeto está em análise, mas a idéia do comandante é fortalecer o policiamento nos bairros da cidade com policiais que residam no próprio bairro.
– O objetivo é fazer com que o policial atue no seu bairro e interaja com sua comunidade – disse.
As gestões da vereadora Jussara Osório na área de segurança pública começaram em outubro de 2005, quando solicitou ao ex-secretário de Segurança Pública do Estado, José Otávio Germano, a reabertura dos postos da Brigada Militar nos bairros de Uruguaiana. A Brigada Militar, porém, descarta esta alternativa por não dispor de efetivo necessário.

5 de abril de 2007