Julho Amarelo contra hepatites em destaque

Explanação sobre as hepatites e atividades de prevenção do “Julho Amarelo” foi realizada hoje, dia 16 de julho de 2020, na Câmara Municipal de Uruguaiana. A farmacêutica do ambulatório especializado em hepatites virais, Raqueli Bitencourt, fez uso da palavra por indicação da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes.

“Mesmo com a pandemia de Covid-19, os outros agravos não deixam de existir”, salientou Raqueli. Na oportunidade foram especificados os diversos tipos de hepatite que são virais infecciosas e atacam o fígado, com destaque para a C que não tem vacina, é a mais comum e o tratamento custa em torno de 300 mil reais mês. A hepatite A tem contágio por questões sanitárias através de água e alimentos contaminados; a B é transmitida sexualmente e por fluídos corporais; a C por compartilhamento de materiais infectados; a D depende da presença do tipo B e a hepatite E tem ocorrência rara no Brasil.

A farmacêutica frisou a importância dos testes rápidos para disgnóstico e da prevenção para as hepatites, associada a data de conscientização contra o vírus celebrada dia 28 de julho. “Os sintomas não são aparentes, por isso é essencial o autocuidado, como uso de objetos pessoais em manicure e pedicure, locais de tatuagem com licenciamento sanitário e uso de preservativo em relações sexuais”, afirma Raqueli.

Na exposição, o cenário de Uruguaiana foi apresentado. No ano passado 22 mil testes rápidos foram realizados, destes 104 positivaram para Hepatite C. A taxa é considerada alta em relação ao índice do Ministério da Saúde de casos por 100 mil habitantes. No Brasil a taxa de detecção é de 12,6 casos por 100 mil habitantes, no Rio Grande do Sul 48 casos e em Uruguaiana 76 casos na proporção.