Isenção da taxa de inscrição do vestibular UFSM e Unipampa gera fila

Hoje, (27/10) foi o último dia para o envio de documentação para solicitar a isenção do pagamento da taxa do vestibular 2007 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Dezenas de pessoas formaram uma fila na Câmara Municipal de Uruguaiana, nesta manhã, para acessar a internet gratuitamente e enviar suas declarações. Edna (19) e Paula Moraes da Silva (24), irmãs que estão desempregadas, vieram buscar maiores informações sobre os cursos oferecidos no próximo concurso, e acabaram optando pelo curso de Farmácia, que já está sendo ministrado na cidade. – Esta isenção do pagamento da inscrição do vestibular é muito boa. Ela dá oportunidade para quem não tem condições – comentou a jovem Edna.
Sua irmã, Paula, acredita que se deve fazer uma opção entre vocação e mercado. – Ou tu investe no que gosta, ou no que o mercado procura, aconselhou.
Ambas reclamaram da falta de preparo dos Uruguaianenses para realizar concursos públicos e vestibulares fora da cidade. Segundo elas, falta qualidade nas escolas de ensino médio do município. – Não temos como competir com quem estuda fora daqui, protestou Edna.
Este ano, as provas do vestibular serão descentralizadas: cada candidato poderá escolher, no momento da inscrição, entre uma das sete cidades onde o concurso da UFSM e Unipampa será aplicado (Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Alegrete, Itaqui, São Borja, São Gabriel ou Uruguaiana). As inscrições para o vestibular de 2007 iniciaram no dia 16/10 e estarão abertas até 30/11.

27 de outubro de 2006