Investimentos na política de saúde são anunciados na Câmara

O 1º Fórum Regional – Pólo de Saúde, realizado em parceria entre Câmara Municipal de Uruguaiana e Unimed, contou com a participação dos vereadores, do Secretário Estadual de Saúde Ciro Simoni, do presidente da Federação das Unimeds do RS, Dr. Nilson Luiz May, do Secretário do Estado dos Gabinetes dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Antunes da Motta, do Deputado Estadual Frederico Antunes, além de representantes da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa de Uruguaiana, integrantes da área da saúde e a comunidade em geral.

Entre os anúncios realizados durante o fórum, está a ampliação de leitos destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com a construção da ala sul da Santa Casa. Durante o painel apresentado pelo administrador do hospital, Geovane Cravo, foi conhecido o projeto da obra que prevê cerca de 116 novos leitos em uma área total de 3.000 m². Partes dos investimentos devem ser repassados pelo Governo Estadual e Federal.  Serão cinco andares, cada um com 730 m². Dentro da nova ala, estará a UTI Neo Natal que passa de oito para 25 leitos divididos entre UTI Intermediária, Neo Natal e Canguru. “ Esse projeto vai fazer com que tenhamos toda a linha de cuidado materna com um atendimento de excelência, e a nossa região cada vez mais cuidada”, explica Cravo.

Para o secretário estadual da saúde, Ciro Simoni, a Santa Casa é referencia regional dentro dos serviços de alta complexidade. “Estamos à disposição, irmanados nessa luta para garantir maior qualidade de atendimento e de acesso aos usuários do SUS, revela.

Os investimentos no setor da saúde também incluem a implantação do curso de Medicina na UNIPAMPA, que desde outubro articula com o governo federal investimentos para a abertura da graduação em Uruguaiana nos próximos anos. Para o presidente da Unimed Uruguaiana, a primeira edição do Fórum Regional – Pólo de Saúde, simboliza o pedido e o compromisso do Governo do Estado para a realização do projeto de ampliação dos serviços de  média e alta complexidade da Santa Casa. “Este é um grande momento e a Unimed está orgulhosa de reunir todas as forças aqui nesse evento”, diz.

Divulgação: Assessoria Unimed – Magali Motta
Fotos: Departamento de Imprensa da CMU