Instituído “Dia da Cavalgada Cavalos no Obelisco”

A inclusão no calendário oficial de eventos do “Dia da Cavalgada Cavalos no Obelisco” foi aprovado na Câmara Municipal de Uruguaiana dia 17 de dezembro de 2020. O projeto de lei de autoria do vereador Rafael Alves (Republicanos) institui a data a ser comemorada anualmente, no dia 01 de novembro, para relembrar a epopeia Gaúcha na Revolução de 1930.

O evento celebra e rememora a façanha de gaúchos que atravessaram os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, em 1930, para participar da Revolução que derrubou a República Velha. Em ato simbólico que representou a tomada do poder, gaúchos amarraram seus cavalos no Obelisco da Avenida Rio Branco no Rio de Janeiro e em 3 de novembro iniciava a Era Vargas.

Consta na matéria como idealizador e curador do evento até a data do seu centenário, o professor de História Pedro Xavier Duarte. Em 2020, líderes iniciaram o registro do evento no Obelisco de Uruguaiana no dia 3 de novembro de forma representativa.

O projeto ainda visa tornar evento público e anual para inserir a cidade de Uruguaiana dentro do roteiro do turismo histórico/cultural do Estado, permitindo com que nos próximos anos sejam realizadas encenações artísticas, participação de cidades vizinhas e entregas de menções honrosas a familiares de pessoas que participaram do episódio ocorrido em 1930, fazendo com que até a celebração do centenário (prevista para 2030) seja um evento de grande porte.