Iniciadas as aulas na Unipampa

Alunos e professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) deram início na manhã desta segunda-feira às aulas do primeiro semestre letivo da mais nova universidade pública brasileira. Em Uruguaiana, onde se concentram os cursos das Ciências da Saúde, os 150 alunos foram recebidos pelo prefeito Sanchotene Felice e pelo bispo diocesano Dom Ângelo Domingos Salvador. Na cerimônia, Felice anunciou que pretende transformar a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana em um hospital escola.
Universitários como Patrícia Cortesi e Fabíola Silva, ambas aprovadas para o curso de fisioterapia, esperavam ansiosas pelo início das atividades do Campus. Patrícia mudou-se de Santa Maria para Uruguaiana. Assim como ela, cerca de 95% dos alunos são procedentes de outras cidades do Estado.
A diretora do Campus da Unipampa, em Uruguaiana, professora Rosana Glock, disse que os estudantes receberão aulas de professores com alta qualificação acadêmica. Os nove professores concursados possuem título de doutorado e pós-doutorado. Em Uruguaiana, os cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia estão provisoriamente instalados nas dependências da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiur).
– Queremos em um curto espaço de tempo começar a desenvolver pesquisas e a promover atividades de extensão universitária para interagir e contribuir com a comunidade de Uruguaiana e região – disse a professora.
A Unipampa resultou de um esforço da Câmara Municipal de Uruguaiana e da prefeitura municipal. No ano passado, durante uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cidade de Bagé, o vereador Rogério de Moraes (PT) representou o município e conseguiu obter do então ministro da Educação, Tarso Genro, a promessa de instalar um campus da Unipampa em Uruguaiana.

16 de outubro de 2006