Indicação de LIBRAS nas escolas é reiterada

Sugestão de Projeto de Lei sobre o ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Uruguaiana será encaminhado ao Poder Executivo.

A indicação de autoria do vereador Adenildo Padovan (Republicanos) foi apresentada no dia 18 de fevereiro de 2021 e objetiva promover a interação e inclusão social entre as pessoas com deficiência sensorial auditiva e as demais.

A matéria estabelece o ensino de LIBRAS como conteúdo a ser abordado no currículo das escolas do Município, sendo disponibilizado durante a escolarização dos alunos. “Vivemos na era da inclusão, onde as pessoas com deficiência necessitam se preparar para assumir funções na sociedade e os ambientes sociais, por sua vez, precisam se adaptar para incluir, de fato, essas pessoas”, contextualiza Padovan.

No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida oficialmente, pela Lei nº 10.436 de 24 abril de 2002, e a partir desta data foi possível realizar, em âmbito nacional, discussões relacionadas à necessidade do respeito à particularidade linguística da comunidade surda e o movimento de integração social dos indivíduos que apresentam deficiência ou surdez para que estes se integrem nos ambientes escolares.

Indicação no mesmo teor foi encaminhado no ano passado de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes.