Incentivo à produção de pilchas será sugerido em Seminário

A Câmara Municipal de Uruguaiana sedia amanhã, dia 01 de março de 2012, o Seminário “Economia Solidária: Estratégia de Desenvolvimento a partir das Potencialidades Locais”, às 15h. O objetivo é apresentar detalhadamente as questões relativas à cadeia produtiva, como experiências, estatutos, elaboração de projetos e programas, organização empresarial e estruturação, visando os aspectos da economia solidária.

O evento é promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Departamento de Incentivo e Fomento a Economia Solidária, do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE- Fronteira Oeste). Nele participam diversos segmentos associativos e cooperados formais e informais que atuam em cadeias produtivas como pesca, fruticultura e agricultura familiar de Uruguaiana, Quarai, Barra do Quarai, Maçambará, Itaqui e São Borja.

O vereador, José Clemente Corrêa, anuncia que apresentará aos representantes do governo estadual presentes, uma proposta de incentivo à produção local de pilchas nativistas. Segundo ele, Uruguaiana se destaca neste setor, entretanto há carência de mão de obra qualificada e suporte técnico de manutenção dos equipamentos utilizados para a confecção dos produtos. “Micro e pequenas empresas deixam de produz e aproveitar todo o potencial em função dessas dificuldades”, acrescenta Clemente. O objetivo é que o Governo do Estado proporcione cursos de qualificação profissional para suprir a negativa de profissionais na produção e manutenção nestes polos.