Incentivo à produção de cana-de-açúcar no Município
Realizou-se, na noite desta quarta-feira, 27 de outubro de 2011, a audiência pública proposta pela vereadora Nerai Kaufmann com o tema “O cultivo da cana-de-açúcar em nosso Município” com a finalidade de expor as condições e os requisitos necessários para a implementação dessa atividade, com vistas a diversificar a potencialidade econômica de Uruguaiana.
Após a manifestação do Prefeito Municipal Sanchotene Felice, palestrou o engenheiro agrônomo da EMATER, Alencar Paulo Rugeri, fazendo uma explanação objetiva sobre a cultura da cana-de-açúcar e sobre os benefícios do etanol para a economia e o meio ambiente. Em sua fala, o agrônomo apresentou pesquisa sobre o zoneamento de área para plantação de cana-de-açúcar, na qual Uruguaiana está incluída e falou sobre os cuidados específicos que devem ser observados desde o plantio até o beneficiamento a fim de que os resultados sejam positivos. Alencar Rugeri informou que a EMATER possui algumas mudas de cana-de-açúcar para distribuição entre os interessados no projeto inicial.
Outro aspecto muito comentado foi a tendência mundial de busca de energias alternativas e a produção de combustíveis como o etanol.
O perito agrônomo e especialista em gestão de empresas rurais, Antônio de La Peña falou da experiência vivenciada em Bela União, no Uruguai, bem como dos principais problemas enfrentados pelo cultivo do produto e ofereceu seu auxílio e conhecimento para o início da atividade em nosso Município.
O presidente da Associação dos Arrozeiros, Walter Arns, apoiou a ideia e colocou-se à disposição para auxiliar, inclusive disponibilizando terras para o plantio.
Ao final da audiência, ficou definido que as tratativas para o projeto serão concentradas no escritório da EMATER e será formada uma comissão técnica composta por representantes das secretarias municipais de agricultura e meio ambiente, EMATER, Associação dos Arrozeiros e Sindicato Rural de Uruguaiana para a implantação do projeto experimental.