Inaugurada TV Câmara Uruguaiana – Canal 16 da Net

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado estadual Fernando Záchia, e o presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Rogério de Moraes, inauguraram na noite de sexta-feira a TV Câmara Uruguaiana- Canal 16. O ato foi realizado durante a sessão solene alusiva ao Dia da Bandeira e registrou as presenças de vereadores, do prefeito Sanchotene Felice, do general de Brigada José Alberto Leal e do bispo diocesano dom Ângelo Domingos Salvador.
O deputado Záchia elogiou a iniciativa da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores em implantar o canal de televisão que compartilhará parte da grade de programação da TV Assembléia Legislativa. Serão três horas diárias de programação local, de segundas às sextas-feiras, das 19h30min às 22h30min. Záchia enfatizou que a TV Câmara será mais uma ferramenta à disposição do cidadão que deseja acompanhar com transparência as atividades dos legisladores municipais. O deputado mencionou ainda que, em 2007, poderá ser viabilizado pelo Ministério das Comunicações a liberação para que os canais televisivos das Assembléias Legislativas operem em canais de TV aberto. Atualmente, todos os programas das Assembléias Legislativas são transmitidos por TV por assinatura.
O presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana destacou que a operação da TV Câmara representa a concretização de um projeto estabelecido como meta da Mesa Diretora para este ano. Rogério de Moraes disse que a TV Câmara vai aproximar o parlamento municipal da sociedade.
– O cidadão vai conhecer as demandas que estão sendo debatidas sem sair de sua casa. A Câmara passa a contar com mais um veículo de comunicação para aproximar-se da comunidade que representa – declarou.
O prefeito também destacou a relevância do canal de televisão do poder legislativo. Para ele, os programas apresentados permitirão que o cidadão de Uruguaiana avalie melhor as atividades dos vereadores. Durante a sessão solene, o presidente da Câmara de Vereadores exibiu em um telão parte da programação que entrou no ar às 19h30min de sexta-feira. Na ocasião também foi descerrada uma placa comemorativa pelos presidentes dos parlamentos gaúcho e de Uruguaiana. Na mesma solenidade, o general de Brigada José Alberto Leal, comandante da 2a. Brigada de Cavalaria Mecanizada, foi agraciado com o título de cidadão de Uruguaiana. O pesquisador Daniel Fantti também foi homenageado pela Liga de Defesa Nacional – Núcleo de Uruguaiana.

19 de novembro de 2006