Inaugurada fábrica de artefatos de cimento na Penitenciária Modulada de Uruguaiana

A administração municipal de Uruguaiana e a Superintendência de Serviços Penintenciários (Susepe) inauguraram, na manhã desta quinta-feira (27), a nova fábrica de artefatos de cimento que produzirá bueiros para o saneamento básico da cidade. A unidade recebeu um investimento público de R$ 110 mil e funcionará no pátio interno da Penitenciária Modulada de Uruguaiana, empregando inicialmente 10 apenados do regime fechado.

O prefeito destacou, na solenidade de inauguração, que a produção diária inicial será de 60 bueiros de concreto, os quais serão aproveitados no saneamento básico das ruas de bairros da periferia da cidade. O Chefe do Executivo observou ainda que a fábrica de bueiros terá um caráter pedagógico na formação profissional dos apenados, na preparação para o trabalho, além de gerar uma economia para os cofres do município. Cada bueiro produzido pelos apenados terá um custo de R$ 20. No mercado, o custo comercial de cada bueiro é de R$ 60.
– Teremos condições de colocar 50 reeducandos trabalhando na unidade e produzir até 22 itens diferentes de produtos. A fábrica será um modelo para o Estado e para o país – destacou o prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores cumprimentou o prefeito, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o Ministério Público e o Poder Judiciário pela iniciativa de implantar a fábrica. Na opinião do Presidente do Legislativo, o projeto vai dar resultado não só para os apenados que poderão descontar um dia da pena a cada três dias trabalhados, mas também para a população. Segundo ele, cerca de 90% da área urbana da cidade de Uruguaiana não está atendida pelo serviço de saneamento básico.

– Iniciativas como esta de fabricar bueiros para sanear a cidade, ajudam a reduzir esse percentual. A população de Uruguaiana terá mais saúde – salientou o Parlamentar.

25 de julho de 2006