Importância do negro na história de Uruguaiana é relatada na Câmara

A importância do negro na formação da sociedade uruguaianense foi relatada durante o espaço da tribuna livre, na sessão ordinária de terça-feira, dia 27 de maio de 2014. A trajetória da comunidade negra na região e no município foi apresentada pelo historiador Dagoberto Alvim Clos por proposição do vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves.

Entre os pontos destacados, esteve o pioneirismo de Uruguaiana na libertação dos escravos no país. Quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea foi registrada na Câmara de Uruguaiana a alforria dos escravos do município. Dagoberto elencou a ligação dos negros nos principais momentos históricos vividos em Uruguaiana e inscritos no brasão do município: Guerra dos Farrapos, Retomada de Uruguaiana, libertação dos escravos e Rio Uruguai. Também a influência e a contribuição dos negros na realização do maior evento de Uruguaiana, o carnaval fora de época.

Município conta com Comissão de Políticas Públicas de Igualdade Racial

A constituição da Comissão de Políticas Públicas de Igualdade Racial (COEPPIR) no município foi apresentada por Carla Marques. O momento foi citado como histórico para a comunidade negra, a medida que marca a luta pela igualdade racial. A ausência de políticas públicas no município foi ressaltada por Carla que apontou a Comissão como órgão de efetivação de ações em prol desta causa. “Lutamos por toda a comunidade discriminada, tanto da matriz africana quanto de outros que sintam necessidade de fazer-se cumprir seus direitos”, considerou.

Na sessão ordinária foi apresentada a indicação ao Poder Executivo para criação do Gabinete de Promoção à Igualdade Racial, aprovada por unanimidade pelos vereadores.