II Seminário sobre Faixa de Fronteira

O Parlamento Municipal está sediando, desde a tarde de ontem, o II Seminário sobre Faixa de Fronteira da Força Sindical do RS.

A faixa de fronteira corresponde a uma área de 150 quilômetros de largura, paralela à linha divisória terrestre do território nacional, a qual é considerada, pela legislação, como de segurança nacional. Essa disposição impõe limites às atividades empresariais e políticas, representando um entrave para o desenvolvimento da economia, uma vez que impede a ampliação do sistema viário, a instalação de empresas de médio e grande porte, dentre outros. Desse quadro, resulta prejuízos econômicos, sociais e políticos, atingindo as comunidades fronteiriças como um todo.

O Seminário contou, ontem, à tarde, com a presença do presidente da Força Sindical, Cláudio Janta, da Jornalista Ana Amélia Lemos, do Deputado Estadual Frederico Antunes, do presidente da Câmara João Adalberto da Rosa e Silva, do Prefeito Municipal José Francisco Sanchotene Felice, além de autoridades e representantes de entidades ligadas ao comércio, transporte internacional, segurança e áreas de integração do Município e da região. Após a abertura, o debate iniciou-se com o tema “Marco Regulatório, Legislação e Nova Realidade”.

Na manhã de hoje, dia 26 de março, o painel, cujo tema era “Faixa de Fronteira, Potencial de Desenvolvimento, Emprego e Renda”, foi conduzido pelo Deputado Frederico Antunes e foram abordadas as questões sobre comércio exterior, educação, agricultura e planos estratégicos. Várias sugestões foram dadas em torno dos assuntos debatidos, as quais serão unificadas em uma carta de compromisso, a ser confeccionada no término do seminário.

Nesta tarde, a partir das 14 horas, terá sequência o evento, quando serão tratados os temas “Projetos de Desenvolvimento para a Região” e “Valorização e Qualificação do Trabalho Regional”.

O encerramento será feito pelo presidente da Força Sindical do Rio Grande do Sul, Cláudio Janta, com previsão para as 18 horas.

25 de março de 2010