II Semana de Aleitamento Materno inicia na Câmara

A cerimônia de lançamento da II Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) de Uruguaiana foi realizada nesta terça-feira, dia 5 de agosto de 2014, na Câmara Municipal. Na ocasião, foi oficialmente lançado o Disc CIIAM, serviço 24 horas de orientação sobre aleitamento materno disponível através dos telefones: (55) 97097196 – (55) 91892396 – (55) 81459225.

O Centro Integrado de Apoio ao Aleitamento Materno (CIIAM) foi criado no Hospital Santa Casa de Caridade com apoio da Universidade Federal do Pampa visando ampliar espaços de amamentação do berçário ao 6º mês pós gestação para mães e recém-nascidos.

“Uma vitória para toda a vida” é o slogan proposto pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. Ela trabalha para alcançar o objetivo do milênio apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir a mortalidade materna e infantil.

O diretor administrativo do Hospital Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo, reforçou a importância do trabalho realizado em conjunto para pensar o futuro dos bebês. “Mais que alimentação, amamentar é amor”, salientou.

A Semana acontece no período de 4 a 7 de agosto, no Senac, com palestras e minicursos sobre o tema. O valor das inscrições, definido em R$ 10,00 mais fraldas ou leite em pó, será revertido em materiais para o desenvolvimento das ações.

Os vereadores presentes evidenciaram a influência da amamentação para boa saúde das mães e dos bebês, presidente, vereador Ronnie Mello, Irani Fernandes, Josefina Soares, Egídio Carvalho, Rafael Alves, Fernando Tarragó, Adalberto Silva, Marcelo Lemos e Gilberto Risso.

Dia 05 de Agosto – 2014
09:30 – Sessão Solene na Câmara de Vereadores com a apresentação do Disk CIAAM
19:00 – 22:00 – Filme – “Renascimento do Parto” e discussão do Filme: Enfa. Fernanda Lezina, Doula. Danieli Tonin, Enfa. Rita Fernanda Monteiro Fernandes, Enfa. Elaine de Oliveira, Fisioterapeuta: Paola Gomez.

Dia 06 de Agosto – 2014
14:00 – 16:30 – Minicurso: Ordenha Manual do Leite com a Enfermeira e Professora Jussara Mendes Lipinski
18:30min – 20:30 – Palestra: O Desenvolvimento da Criança no Primeiro Ano de Vida com a Fisioterapeuta e Professora Eloá Chiquetti

Dia 07 de Agosto – 2014