IFFar Uruguaiana conquista status de campus independente

A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu na reunião do dia 9 de maio de 2024, o diretor do campus do Instituto Federal Farroupilha IFFar, Jonathan Silveira, para anunciar a conquista da alteração de status da unidade em Uruguaiana, para torna-se independente administrativamente do campus São Borja.

Por proposição do vereador Clemente Correa (Podemos), o diretor participou da reunião para explanar sobre a trajetória e a importância da mudança institucional. A mudança na tipologia foi oficializada no dia 7 através de Portaria do Ministério da Educação n.º 411/24. A decisão possibilitará a aumento do número de cursos e de vagas no ensino médio técnico integrado. Também melhorias na infraestrutura e ampliação do quadro de servidores e professores.

Em 2025, o IFFar ofertará ensino superior de tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas e bacharelado em administração.

Durante as manifestações, os vereadores enfatizaram a importância desse marco para o progresso do ensino em Uruguaiana, destacando também o papel ativo do Legislativo no processo, que envolveu busca de apoio a nível federal, realização de audiências públicas e acompanhamento constante por parte da Comissão de Serviços e Educação.