Hospital e entidades reúnem-se na Câmara e encaminham Decreto de Emergência para Saúde

A Câmara Municipal de Uruguaiana, entidades representativas de diversos setores do município e direção, servidores e provedoria do Hospital Santa Casa de Caridade interviram junto ao Poder Executivo pela declaração de situação da emergência na saúde pública. Em encontro realizado na segunda-feira, dia 28 de novembro, no gabinete da presidência do Poder Legislativo, foram debatidas alternativas para solucionar emergencialmente a situação financeira do hospital.

De acordo com o exposto, a falta de repasses do Governo Estadual e Municipal está gerando atraso de dois meses na folha de pagamento dos servidores, carência de medicamentos e materiais para procedimentos, além de inadimplência com fornecedores. Nesse cenário, a crise aponta para suspensão de serviços nos próximos meses.

O objetivo da decretação do Estado de Emergência é demonstrar a péssima condição financeira da Santa Casa ao Governo de Estado para que garanta o pagamento dos valores negociados pela prestação do serviço à Uruguaiana e região. As entidades envolvidas unirão esforços para agendar na capital gaúcha reunião com o Governador, Ivo Sartori e Secretário de Saúde, João dos Reis, para solucionar a questão de forma breve.

Durante o debate na Câmara, foi destacado a importância da comunidade colaborar com a situação, procurando o Hospital em casos de real necessidade e Postos de Saúde quando possível para o encaminhamento adequado. Também foi sugeria realização de nova campanha para angariar fundos a causa.