Homenagens em alusão à Semana Farroupilha são realizadas

A passagem da Semana Farroupilha foi registrada em sessão solene na Câmara Municipal de Uruguaiana. No evento realizado na sexta-feira, dia 15 de setembro, participaram autoridades civis, militares, diplomáticas e eclesiásticas, prendas e peões, amigos e familiares dos homenageados.

Presidiu os trabalhos da solenidade o presidente da Casa Legislativa, vereador Fernando Tarragó (PSD), acompanhado do prefeito, Ronnie Mello; intendente municipal de Paso de los Libres, Raúl Tarabini; Subcoordenadora da 4ª Região Tradicionalista, Eliane Rezes; presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, Ana Maria Corrêa Colpo; Juíza de Direito diretora do Foro, Cristiana Acosta Machado e vereadores Zulma Ancinello (PRB), Carlos Delgado (PP) e Clemente Corrêa (PSDB).

O acordeonista e compositor, Renato Fagundes, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito do Poder Legislativo por indicação do vereador Fernando Tarragó. “Apesar de jovem, 21 anos, esse instrumentista é reconhecido pela sua arte no estado e na Argentina e é sinônimo da cultura nativista rio-grandense”, afirmou Tarragó sobre o homenageado.

Em nome da Comissão Organizadora, Luiz Machado Stabile, realizou discurso sobre a história e importância da celebração da Semana Farroupilha e sobre a trajetória de cinco homenageados pelo órgão.

Os três gaúchos que participaram do primeiro desfile farroupilha registrado, junto a Pedro Coutinho, receberam a láurea da Comissão. São eles Edeli Salgueiro, João Juraci Cantarelli e Mario Hamilton Vilela. O troféu “Mulher Gaúcha” foi entregue a Nilma Lopes, pelo seu trabalho na lida de campo, na fundação do Piquete Dino Lopes, na organização de eventos tradicionalistas e demais ações de culto ao tradicionalismo. A homenagem póstuma foi realizada ao músico Júlio Machado da Silva Filho. Na oportunidade, sua irmã, Flora Fagundes Machado recebeu o troféu pela valorização das raízes gaúchas sempre alavancada pelo artista.

A locução à Semana Farroupilha em nome da Câmara Municipal foi realizada pelo vereador Clemente Corrêa (PSDB). “Não podemos comemorar datas como essa, alusiva à Revolução Farroupilha, sem falar o que ela é. O povo gaúcho disse não quando era achacado pelo Império e Lanceiros Negros foram massacrados pela liberdade. Na nossa sociedade atual, afastada de civismo e de valores, relaciono o passado com o presente para que possamos ter um futuro, que não é esse, com maus exemplos, que estamos vivendo”, refletiu Clemente.

Pref. Ronnie, Pres. Fernando Tarragó, Renato Fagundes e Raúl Tarabini

Pres. Comissão, Ana Colpo e irmã de Júlio Machado (hom. Póstuma)

Nilda Lopes e Subcoord. 4ª Região, Eliane Rezes

Pres. Comissão e Edeli Salgueiro