GTAE enfrenta dificuldades financeiras para continuar trabalho terapêutico

Os coordenadores do Grupo de Trabalho Amor Exigente (GTAE) expuseram, na reunião ordinária desta quinta-feira (08/07/10), as dificuldades financeiras enfrentadas pela entidade especializada no tratamento terapêutico de dependentes químicos da Fronteira Oeste. O presidente do GTAE, Dirceu Paz Lopes, disse que as atividades da entidade, iniciadas em 1988, poderão ser interrompidas se não houver auxílio financeiro. Hoje, a ajuda de custo mensal aos voluntários que atuam no GTAE está orçada em R$ 6 mil.

A coordenadora do GTAE, Madalena Maria de Godoy, disse aos vereadores de Uruguaiana que a direção da entidade chegou a pensar em fechar as portas. “Se não conseguirmos mais verbas, não podemos garantir mais o trabalho”, completou. O GTAE possui capacidade para receber 16 internos e está ampliando um antigo prédio para criar 10 novas vagas. Em 2009, o GTAE atendeu 14 pessoas pelo convênio com a prefeitura de Uruguaiana e outras 13 pessoas pelo convênio com o Governo do Estado. Desses, apenas 10 pessoas completaram o tratamento terapêutico e 17 internos desistiram durante a internação.

Segundo a coordenadora Madalena de Godoy, as principais fontes de recursos do GTAE são os valores recebidos por cada internação de dependentes químicos. Mensalmente, o GTAE recebe por um paciente encaminhado pelo município R$ 548,90, e, pelo dependente encaminhado pelo Governo do Estado, o GTAE recebe R$ 1 mil. “Precisamos de material de construção, de agasalhos, de material de cozinha e da colaboração da comunidade”, disse.

Os vereadores da Comissão de Serviços Municipais da Câmara Municipal se propuseram a auxiliar o GTAE no sentido de sensibilizar a comunidade a colaborar com o trabalho do GTAE. Na próxima semana, os vereadores da comissão devem se reunir com os coordenadores do GTAE para encaminhar soluções. Uma sugestão é realizar uma campanha de arrecadação de doações em parceria com as rádios de Uruguaiana.