Grupo de teatro reivindica maior atenção para a cultura no município

     O diretor e coordenador do Grupo de Teatro Uruguaianense Eu Teatro, Tu Teatras, Paulo Ricardo Medina de Melo, pediu aos vereadores maior atenção para a cultura no município. Ocupando a tribuna da Câmara Municipal, o diretor artístico disse que a prefeitura fecha as portas para o grupo de teatro mais premiado da história da cidade. “Em 2011, fomos escolhidos para representar o Rio Grande do Sul em um concurso nacional de teatro, levando o nome de Uruguaiana pelo país afora, mas não temos nenhum apoio da prefeitura. O poder executivo nos nega espaço para ensaiar e não prestigiou nossa Mostra de Teatro”, desabafou. O grupo teatral já conquistou 50 prêmios em nível estadual e nacional com o espetáculo As Comadres do Alegrete. A peça já foi assistida por um público de 15 mil pessoas em uma turnê pelo Estado e Argentina.

     O vereador José Fernando Tarragó (PSDB), líder do governo na Câmara Municipal, disse que o pronunciamento do diretor artístico deixou os parlamentares consternados. “A Casa Legislativa irá apoiar as reivindicações do grupo teatral. Não podemos aceitar que o teatro seja tratado com descaso”, comentou. Entre os avanços que o diretor artístico apontou como indispensáveis para fomentar a cultura teatral no município estão a aprovação da lei municipal de incentivo à cultura e a instalação do conselho municipal de cultura. “Estamos encaminhando projetos para captação de recursos federais, mas com a falta de um conselho municipal de cultura não vamos ter acesso às verbas”, observou Melo.

     O vereador José Clemente Corrêa (PT) disse que por sua indicação o projeto de lei municipal de incentivo à cultura já foi encaminhado ao prefeito. “Dependemos da iniciativa do prefeito para que o projeto seja encaminhado à Câmara Municipal”, destacou. O vereador Ronnie Mello (PP) lembrou que por duas vezes já foram encaminhados requerimentos ao prefeito para a instalação do conselho municipal de cultura. “Uruguaiana perde recursos federais e estaduais para investimento em projetos culturais por falta de um conselho de cultura”, afirmou o parlamentar.

     Por sugestão da vereadora Neraí Kauffmann (PSDB), um novo requerimento será encaminhado pela Câmara Municipal ao prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB), solicitando que o conselho municipal seja instalado com urgência. O pronunciamento do diretor artístico Paulo Melo será anexado ao requerimento.

7 de dezembro de 2010