Governo Federal esclarece sobre implantação de universidades

14 de agosto de 2012

O Ministério da Educação respondeu à Câmara Municipal sobre a criação da Universidade do Mercosul ou Campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Uruguaiana. A solicitação foi encaminhada através de requerimento do vereador Gilberto Risso (PMDB) aprovado em plenário por unanimidade no inicio do ano.

O Poder Legislativo uruguaianense, desde 2011, trabalha com ações para implantar as universidades citadas no município, como a realização de audiências públicas, a busca de apoio da ULFRO e de representantes políticos.

À formalização do pedido da Câmara, o Ministério informou que a reestruturação e a expansão das universidades envolve estudo prévio de viabilidade econômica e social para alocação dos recursos federais e a prioridade do Governo Federal é consolidar e fortalecer as universidades já existentes.

No contato estabelecido com a direção de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, foi afirmado que as novas propostas de criação de campus e universidades serão analisadas posteriormente e mesmo que não seja atendido neste momento, o pedido foi registrado pela diretoria e será considerado em futura análise de expansão da educação superior.