Governadora vai apoiar luta pela manutenção da usina de Uruguaiana

A governadora Yeda Crusius estará ao lado das lideranças da Fronteira Oeste empenhadas na reativação e manutenção da usina térmica da AES de Uruguaiana. O anúncio foi feito na tarde de terça-feira (05/05/09), durante audiência no Palácio Piratini. Estavam presentes os vereadores Rogério de Moraes (PSDB), Adalberto Silva (PP), José Clemente Corrêa (PT), Ronie Mello (PP), Mauro Brum (PMDB) e Rafael Alves (PSDB), além do deputado estadual Frederico Antunes (PP) e de representantes de segmentos empresariais da região. Nesta quarta-feira (06/05), às 14h, ocorrerá uma reunião, em Brasília, com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e com técnicos do setor, para definir se o Governo Federal terá disposição em manter a usina.

A governadora disse que irá manifestar-se publicamente e lutar para assegurar a permanência do investimento realizado em Uruguaiana. A determinação do Ministério de Minas e Energia no sentido de reativar as usinas térmicas como alternativa à drástica redução dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas na Região Sul, em decorrência da prolongada estiagem nos estados do sul do Brasil, pode viabilizar a reativação do complexo da Fronteira Oeste. A escassez de chuvas na Região Sul obrigou o Governo Federal a determinar o religamento das térmicas para impedir o agravamento da situação de estiagem.

No encontro desta quarta-feira, vereadores de Uruguaiana e deputados gaúchos sugerirão uma outra fonte de gás natural para a Usina de Uruguaiana. A sugestão é a utilização de gás natural da Bolívia, que seria enviado a Uruguaiana através de gasodutos que passam pela Argentina. Para isso seria necessária uma ampla mobilização em Brasília que deverá iniciar nesta quarta-feira, a partir de audiência com o ministro Edson Lobão.

Participaram da audiência com a governadora Yeda Crusius, no Palácio Piratini, o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, o líder do Governo, deputado Pedro Westphalen (PP), os deputados estaduais Nelson Marchezan Jr. (PSDB), Frederico Antunes (PP) e Carlos Gomes (PPS), além dos seis vereadores de Uruguaiana.