Gestão pública sustentável foi tema de curso do Senado em Uruguaiana
A Câmara Municipal de Uruguaiana, por intermédio da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, promoveu o curso “Gestão pública sustentável: elaboração de Plano de Logística Sustentável (PLS)”.
Ministrada por Danielle Abud, Doutora em gestão para sustentabilidade e especialista em direito ambiental e desenvolvimento sustentável, a oficina aconteceu nos dias 20 e 21, e contou com a participação de mais de 30 pessoas, incluindo membros da comunidade, servidores do Poder Legislativo e Executivo de Uruguaiana e Barra da Quaraí.
O objetivo principal do curso foi capacitar os participantes para desenvolverem o Plano de Logística Sustentável, promovendo a gestão pública com responsabilidade social e sustentabilidade. Durante o evento, foram abordados temas como a redução de impactos ambientais e o estabelecimento de boas práticas para compras públicas, consumo consciente, gestão de resíduos e acessibilidade.
“Na administração pública, a sustentabilidade deve ser tratada com obrigatoriedade, pensando em mudança organizacional, com planejamento e estratégias de eficiência dos gastos institucionais associada à diminuição dos impactos ambientais”, destaca Danielle.
Câmara adere à Rede Legislativo Sustentável
Na oportunidade, foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, o Termo de adesão à Rede Legislativo Sustentável. O programa dispõe do intercâmbio de práticas e desenvolvimento de ações voltadas à gestão sustentável em todo o país, conforme estabelecido em Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Tribunal de Contas da União, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.
O objetivo da rede é promover a articulação necessária para o intercâmbio técnico, o planejamento e o compartilhamento nacional de ações relacionadas à inclusão social, acessibilidade, equidade, agenda ambiental e governança pública no âmbito do Poder Legislativo.
O extrato do Termo de Adesão será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União para que se cumpram os requisitos de transparência e publicidade do ato administrativo.