Gendarmeria exige seguro obrigatório internacional para motoqueiros brasileiros

No início da tarde de ontem (17), 23 motoqueiros estavam impedidos de retornar à Uruguaiana em virtude da decisão da Gendarmeria Argentina em exigir a apresentação do Seguro Obrigatório Internacional, que a grande maioria não possuia.

Tendo em vista a situação, foi acionada a Presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Uruguaiana, que prontamente, se deslocou à Aduana, onde permaneciam os motoqueiros, para buscar o diálogo e a liberação dos mesmos.

Ao chegar na Gendarmeria, o Presidente da Câmara de Vereadores foi recebido pelo 2º Comandante, Euclides Juan Troncoso, que amistosamente esclareceu a questão que determinava a apresentação da documentação referida, dentro do que rege a legislação de trânsito nacional da Argentina.

Posteriormente, o Presidente do Parlamento uruguaianense, entrou em negociações com o Juiz de Faltas (Pequenas Causas), Ramón Alberto Nieves, que juntamente com o Intendente de Paso de Los Libres, Eduardo Visch, acordaram pela liberação dos motoqueiros, após a constatação de que os mesmos eram os proprietários das motos que pilotavam, mantinham documentação em dia e mesmo que não possuíssem o Seguro Obrigatório Internacional poderiam retornar à Uruguaiana, com a ressalva de que a partir de hoje (sábado) sem o Seguro, teriam seus veículos apreendidos até que regularizassem a questão.

Nos próximos dias, haverá um encontro entre os representantes do Legislativo brasileiro e Executivo librenho, entre outras autoridades dos dois países visando equacionar o problema.

21 de março de 2006