Fundamentos da psicanálise são destaque

         O espaço da tribuna livre, do dia 28 de maio de 2024, foi destinado às questões que envolvem a profissão de psicanálise. A doutoranda em psicanálise pela Universidade das Américas, Patrícia Raffin Ancinello, explanou sobre a profissão por requerimento da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos).

        “Psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor”, parafraseou Sigmund Freud, considerado o pai da teoria. Segundo Patrícia, a psicanálise é uma ciência independente, não relacionada diretamente à medicina ou à psicologia. A formação dos psicanalistas é realizada em institutos específicos e credenciados, abrangendo treinamento pessoal, teórico e prático.

        O profissional trabalha com emoções e sentimentos que, não expressados adequadamente, levam ao surgimento de sintomas biológicos. Entre eles, depressão, fobias, doenças dermatológicas e traumas.

          Usando os princípios da teoria psicanalítica, o analista fornece terapia de forma humanizada, também desenvolvendo o potencial humano e o fortalecimento emocional.