Frederico Antunes visita Câmara de Vereadores de Uruguaiana

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado estadual Frederico Antunes (PP), fez uma visita de cortesia à Câmara de Vereadores de Uruguaiana na noite de sexta-feira passada. A visita foi a primeira à Casa Legislativa desde que Antunes foi empossado presidente da Assembléia Legislativa em janeiro passado. Antunes começou sua carreira política como vereador em Uruguaiana.
“É uma satisfação estar na casa em que comecei a traçar minha trajetória e da qual tenho excelentes recordações, boas lembranças das atividades nas comissões técnicas, no plenário, acompanhando as ações do executivo”, disse Antunes. O presidente da Assembléia Legislativa foi recebido pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Alfeu de Freitas (PTB), pelas vereadoras Jussara Osório (PP), Alfonsina Guedes de Moura (PMDB) e pelos vereadores Rogério de Moraes (PT), Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) e Mauro Brum (PPS).
No encontro, a vereadora Jussara Osório pediu apoio ao presidente da Assembléia Legislativa para a realização de um fórum regional que seu gabinete promoverá em maio próximo, no qual se debaterão as políticas públicas de planejamento familiar nos municípios.
– Essa é uma bandeira do PP para o ano de 2007. Estou entrando com um projeto para criar o dia da Conscientização do Planejamento Familiar em Uruguaiana. Trabalhar essa realidade é fundamental para o desenvolvimento da sociedade – disse a vereadora ao presidente da Assembléia Legislativa.
Outro pedido da vereadora Jussara Osório foi a revisão da lei que autoriza o Estado a contratar soldados temporários para Brigada Militar. A preocupação da vereadora é o desligamento de 25 policiais militares temporários que atuam em Uruguaiana. Eles estariam sendo desligados da corporação neste ano pelo decurso do período de contratação. Os soldados atuam em serviços burocráticos, em guarda de instituições como a Fase, o Albergue e a Penitenciária Modulada.
– Se os temporários saírem, vamos ter que tirar policiais efetivos das ruas – ponderou a vereadora.
O deputado Frederico Antunes, que viajou acompanhado do tenente-coronel PM Leandro Reis, chefe da Assessoria Militar da Presidência da Assembléia Legislativa, determinou que o coronel realize um estudo sobre possíveis modificações da lei. Segundo o tenente-coronel Leandro Reis, os temporários são contratados para atuar durante três anos e não podem ser estabilizados no quadro funcional da Brigada Militar por força do dispositivo constitucional que prevê o concurso como forma de ingresso no serviço público estável.
O vereador Rogério de Moraes (PT) também aproveitou o encontro para retomar a proposta encaminhada pela comunidade de Uruguaiana sobre a redução das alíquotas de ICMS para o beneficiamento de arroz no Estado. A proposta foi encaminhada ao Pacto Pelo Rio Grande, movimento suprapartidário da Assembléia Legislativa que, no ano passado, discutiu alternativas para as finanças públicas do Estado. Segundo Rogério de Moraes, a redução na alíquota teria reflexos na indústria do arroz da Fronteira Oeste, gerando 5 mil novos empregos apenas em Uruguaiana.
Frederico Antunes disse que es
tará retornando a Uruguaiana ainda em 13 de março para o início das obras da abertura da Ponte Internacional e em 30 de março para a assinatura das licitações para a construção dos prédios da Esplanada da Justiça. O presidente da Assembléia Legislativa disse que espera contar com o apoio dos vereadores de Uruguaiana na realização da segunda atividade de interiorização da Assembléia Legislativa.

5 de março de 2007