Foz e Executivo reúnem-se com Legislativo
Na manhã de hoje, dia 03 de abril de 2013, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu os representantes da empresa Foz do Brasil e do Poder Executivo para tomar conhecimento sobre os procedimentos adotados para adequação da rede de tratamento de água e esgoto, assim como as providências para a recuperação das vias abrangidas pelas obras. Na oportunidade, os parlamentares expuseram questionamentos recebidos pela população. “Como representantes do povo e intermediários diretos entre a população e as ações municipais, é importante prestarmos esclarecimentos”, considerou o presidente, Luís Gilberto Risso.
Entre as dúvidas pronunciadas, destaque foi dado às medidas a serem tomadas para a recuperação das ruas cujo asfalto foi prejudicado pelas obras, assim como as próximas reformas previstas no planejamento da empresa. O diretor da empresa Foz, Eduardo Frediani, afirmou que novos transtornos serão evitados e esclareceu que adversidades como as condições do tempo no último mês e do solo íngreme de Uruguaiana influem na continuidade e velocidade do serviço. Nesse sentido, também salientou que a matéria-prima para a fabricação do asfalto está escasso e as próximas mudanças serão planejadas com a Secretaria de Trânsito do Município para otimização das atividades.
A empresa concessionária tem o prazo de cinco anos para regularizar a rede de tratamento de água e esgoto em todo o município. Desde o início do trabalho, há 18 meses, cerca de 38 mil habitantes já foram beneficiados, correspondendo a 70 km de rede de esgoto tratado.
O representante do Poder Executivo, Secretário de Governo, Fernando Alves, fez referência à importância do estreitamento das relações entre poder público e empresa para a melhoria do serviço, como a reunião proposta. Também anunciou a breve reabertura das atividades da usina de asfalto que contribuirá para a recuperação das ruas e que os transtornos à população serão compensados a médio e longo prazos com a conclusão total da instalação da rede de esgotos.
No encontro proposto pelo vereador Rafael Alves (PSDB), também esteve presente o presidente da Casa Legislativa, vereador Luís Gilberto Risso (PMDB), e os vereadores Adalberto Silva (PP), Carlos Eduardo Espíndola Alves (PMDB), Egídio Carvalho (PSDB), Josefina Soares (PP), Jussara Osório (PSDB) e Ronnie Mello (PP).