Fortalecimento do IRGA é tratado na Câmara

Representantes da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Carlos Delgado, e vereador Joalcei (Juca) Gonçalves nesta segunda-feira, dia 31 de maio de 2021. Na oportunidade, foi apresentada a preocupação da classe produtora de arroz com as dificuldades operacionais enfrentadas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e crescente insatisfação dos usuários.

Entre o exposto, os baixos salários, a pouca valorização profissional, as condições de trabalho e a falta de atratividade da carreira junto ao órgão que tem levado ao desligamento de inúmeros servidores, fato que preocupa de forma irrecuperável a pesquisa e a extensão do IRGA.

Também é crescente a insatisfação dos integrantes da classe produtora com a ausência de respostas efetivas às necessidades do órgão por parte dos Poderes do Estado. Desse modo, busca-se apoio do Poder Legislativo para adoção de medidas aptas à resolução de gargalos operacionais que estão inviabilizando a legitimidade, e por consequência, a existência desse fundamental instituto, face a pertinência econômica e social da lavoura arrozeira para o Estado e o país.

A Bancada Progressista apresentará Moção de Apoio para pleitear junto ao Governo do Estado por reformas estruturais no Instituto, visando o fortalecimento da instituição e o reconhecendo a importância da orizicultura para Uruguaiana e o Estado.