Força Sindical debaterá o futuro da faixa de fronteira
O diretor da Força Sindical no Rio Grande do Sul, Luís Carlos Barbosa, anunciou na manhã desta quarta-feira (04/03/09), que a entidade realizará, nos dias 26 e 27 de março, no plenário da Câmara Municipal, um evento para discutir os impactos da legislação federal que impede a instalação de investimentos estrangeiros em áreas de segurança nacional e que estão localizadas nas faixas de fronteira. Atualmente, esta zona de fronteira compreende uma faixa de 150 quilômetros a partir dos limites fronteiriços.
A iniciativa da Força Sindical recebeu o apoio da Câmara Municipal de Uruguaiana. A presidente do legislativo municipal, vereadora Neraí Kaufmann (PSDB), e o primeiro-secretário da Mesa Diretora, vereador Rogério de Moraes (PSDB), colocaram o plenário da Câmara Municipal à disposição do evento que deverá reunir o senador Sérgio Zambiasi (PTB), deputados federais, deputados do Parlamento do Mercosul, membros da Comissão de Assuntos do Mercosul da Assembléia Legislativa, vereadores de municípios da Fronteira Oeste gaúcha e representantes do Governo Federal.
Segundo o diretor da Força Sindical, o objetivo do encontro será rediscutir a finalidade da faixa de fronteira. “Os municípios de fronteira precisam se desenvolver e não ficar apenas com agricultura e pecuária. Esta legislação que está em vigor impede a implantação de investimentos internacionais na região”, disse Barbosa.
O vereador Rogério de Moraes, um dos fundadores da Frente Parlamentar Internacional dos Legisladores de Municípios de Fronteira, disse que a entidade também se mobilizará para participar do evento e que também planeja realizar, em breve, um encontro na cidade de Uruguaiana para discutir problemas comuns das comunidades de fronteira.