Fonoaudiólogos são solicitados ao Executivo

28 de agosto de 2013

A contratação de fonoaudiólogos pela Prefeitura Municipal será solicitada pela Câmara de Uruguaiana. De acordo com o vereador autor do requerimento, Irani Fernandes, a demanda pela especialidade é atendida apenas por uma profissional.

O Ministério de Saúde institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de garantir o início precoce das ações de reabilitação e de prevenção de incapacidades, citando a necessidade da atenção às pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual, visual, ostomia e múltiplas deficiências.

Entre as intervenções salientadas, está a realização do teste da orelhinha, Triagem Auditiva Neonatal (TAN) que consiste na identificação de deficiência auditiva nos neonatos e lactentes a partir de teste com medidas fisiológicas e eletrofisiológicas da audição. Também compreende o monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento da audição e linguagem e, sempre que necessário, o diagnóstico e a reabilitação dos pacientes diagnosticados com deficiência.

A falta de profissionais da fonoaudiologia para desenvolver este trabalho foi apontada pelo vereador. “Esta é uma situação que necessita de um olhar mais atento por parte da gestão de saúde, já que está prevista na legislação o adequado fluxo dos encaminhamentos da TAN que exige exige do profissional uma carga de trabalho diferenciada, o impossibilitando de se envolver no restante das demandas na qual a fonoaudiologia atua, tais como alterações de fala, linguagem, distúrbios miofuncionais e de aprendizagem”.