Focos da dengue preocupam autoridades sanitárias em Uruguaiana

O avanço de focos do mosquito Aedes aegypti na região da Fronteira Oeste preocupa as autoridades sanitárias de Uruguaiana. Na cidade, dois focos com larvas do Aedes já foram confirmados neste ano. Nesta quinta-feira, o secretário municipal de Saúde, José Maria Argemi Filho, compareceu no plenário da Câmara de Vereadores, por solicitação da Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico, para informar as ações realizadas pela vigilância sanitária. Embora não exista nenhum caso de dengue na cidade, Argemi Filho afirmou que a população local deve se preparar para enfrentar um “guerra de guerrilha” contra a proliferação do mosquito.
O alerta se deve ao crescimento vertiginoso no número de focos do mosquito em toda a região da Fronteira Oeste. Em São Borja, 175 focos já foram registrados. Em Itaqui, há 22 focos confirmados. Nas cidades argentinas vizinhas a situação é de infestação. Em Santo Tomé, há presença de mosquitos e larvas em 100% das residências. Em Paso de los Libres, também há presença do mosquito.
– A situação está se agravando na região e pretendemos encaminhar um projeto para a Câmara Municipal autorizar a contratação de novos agentes para o combate à dengue, duplicando de 25 para 50 o número de agentes sanitários – disse.
O responsável pela vigilância entomológica da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Irinelson Taschetto, explicou aos vereadores que as 20 armadilhas instaladas em Uruguaiana deverão ser ampliadas para 210 armadilhas, as quais serão inspecionadas a cada 15 dias. A vigilância também deverá reativar o serviço de inspeção na aduana de Uruguaiana.
Entre as contribuições e sugestões formuladas pelos vereadores, a proposta do vereador Alfeu Freitas (PTB) deverá ser objeto de maior estudo pela prefeitura, visto que os dois focos registrados foram encontrados em uma borracharia e nas dependências de uma transportadora de cargas. Freitas sugere que o município de Uruguaiana – que já conta com uma usina de produção de asfalto moderna – passe a produzir asfalto-borracha como alternativa para a destinação dos pneus usados que servem de foco para proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti.
– A tecnologia utilizada para o processo de produção do asfalto-borracha é a mesma, só necessita de um tanque para a borracha moída ser adicionada ao c
ozimento dos ingredientes. Poderíamos utilizar todos os pneus usados e inservíveis da região. Na natureza, esses pneus levariam 600 anos para se desintegrarem. Além disso, a durabilidade do asfalto-borracha é de mais de 30 anos – explica o vereador.
Os vereadores elogiaram o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana e pela equipe local da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde no combate à proliferação dos focos do mosquito. Os vereadores solicitaram que a secretaria também disponibilize o telefone 3411-0689 para receber denúncias de possíveis focos do mosquito.

9 de maio de 2007