Falta de vagas nas escolas municipais de Uruguaiana motivará realização de audiência pública

A Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico irá requerer, em março, a realização de uma audiência pública para discutir a falta de 3 mil vagas nas escolas de educação infantil de Uruguaiana. As vereadoras Liliane Riela (PTB) e Maria do Carmo Victorino (PT) – ambas integrantes da Comissão de Serviços Municipais – constataram a falta de vagas nas sete escolas de educação infantil de Uruguaiana. As duas parlamentares realizaram no final de semana passado uma visita às escolas municipais e perceberam que a situação é “crítica” nas escolas de educação infantil do Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic), na escola Sítio do Saci Pererê e na escola Tia Mercedes.
O tema da falta de vagas para crianças nas escolas de educação infantil voltou a ser objeto de manifestações dos vereadores de Uruguaiana na reunião representativa desta segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal. O presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Barbará (PTB), mencionou que o prefeito Sanchotene Felice (PSDB) diz “inverdades” ao falar que os vereadores não querem a escola agrícola.
– A escola agrícola já foi aprovada pelos vereadores e poderá usar recursos da rubrica Ciência e Tecnologia. Há R$ 1,3 milhão previstos nesta rubrica orçamentária, o que é suficiente para manter a escola agrícola sem retirar recursos da educação infantil e fundamental – disse Barbará.
O vereador Mauro Brum (PPS), em seu pronunciamento, cobrou do prefeito Sanchotene Felice respeito ao Poder Legislativo de Uruguaiana. Segundo o vereador, além de falar “inverdades”, o prefeito não está repassando as informações requeridas pelos vereadores. Brum citou como exemplo as informações a respeito das verbas dispendidas na remodelação da praça Barão do Rio Branco e a respeito dos gastos com os cargos em comissão existentes na prefeitura.

12 de fevereiro de 2007